domingo, 27 de julho de 2008

Balão Mágico

Foi um programa infantil da Rede Globo apresentado pelos membros do grupo musical Turma do Balão Mágico entre 1983 e 1986, sob direção de Rose Nogueira.
O programa teve altos índices de audiência até meados de 1986 quando foi substituído pelo Xou da Xuxa.
O grupo lançou 5 álbuns e emplacou muitas músicas, entre elas, "Superfantástico", "Baile dos Passarinhos" e "Amigos do Peito". Gravaram músicas com diversas participações especiais, como Djavan, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Fábio Jr. Seus álbuns venderam aproximadamente dez milhões de cópias.

Integrantes:
- Simony (1982-1986) - Única integrante que ficou até o final do grupo. Com o fim do Balão Mágico, lançou um álbum ao lado de Jairzinho. Buscou carreira solo, mas nunca conseguiu repetir o mesmo sucesso da época do grupo infantil. Simony também posou nua para duas revistas masculinas.
- Tob (1982-1984) - Saiu porque já havia completado 14 anos. Gravou um LP de menor repercussão, e aos poucos se afastou da carreira musical. Hoje é ator, e viajou para fora do país com as peças Antígona e O Canto do Gregório, de Antunes Filho.
- Mike (1982-1984) - Filho do criminoso britânico Ronald Biggs famoso pelo assalto ao trem pagador. Hoje toca músicas brasileiras em Londres, onde mora.
- Jairzinho (1984-1986) - Filho do cantor Jair Rodrigues, Jair Oliveira largou a vida artística para estudar nos EUA. De volta à música, tem uma carreira de relativo sucesso e absoluto respeito no Brasil. .
- Marcinho (Márcio Nasser Medina) (1984-1985) - Substituiu Mike
- Ricardinho (1985) - Substituiu Tob

Em 1988 surgia uma nova formação do grupo, intitulada A Nova Turma do Balão Mágico, com as gêmeas Natanna e Tuanny (filhas da cantora Adriana) e Rodrigo, irmão de Vanessa, do grupo Trem da Alegria.

Fiat 147

O Fiat 147 foi um modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147, era compacto e inovador.
As vendas não demoraram a subir. O auge se deu no final da década de 70 e começo de 80, chegando a superar o Fusca e a Brasília. Marcou seu pioneirismo de várias formas:

- Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica de Betim, Minas Gerais;
- Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
- Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
- Primeiro carro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up;
- Primeiro carro com o estepe dentro do motor;

Em seus dez anos de produção, o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria. A versão de início foi chamada Brio. Na primeira reestilização, ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa", em 1980, e mais tarde, em 1983, a segunda,chamada Spazio, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Uno.
Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, essa versão passou-se a se chamar Fiorino, sendo lançado também a versão furgão, que é produzido até hoje, com a frente do Uno. A perua Panorama, foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. Essas três versões tiveram vida curta (apenas até 1985). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986, ( o ferramental de produção foi transferido para a Argentina, onde foi montado até 1991 ). As versôes pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela frente do Uno em 1988.
Medindo 3,63 metros e pesando 800 kg, era menor que o Fusca em quase 40 cm. Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat.
Foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1978.

Hanói Hanói

Grupo de rock criado em 1985 no Rio em torno da figura do baixista Arnaldo Brandão, que já havia integrado as bandas Brylho, A Bolha e conjuntos de Raul Seixas, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Gal Costa e Caetano Veloso. De sua afinidade com o poeta Tavinho Paes nasceu o embrião do grupo, que lançou em 1986 o primeiro LP, "Hanói-Hanói". Seu maior sucesso foi "Totalmente Demais" (que deu nome a um disco de Caetano), e "Blá blá blá Eu Te Amo" (mais conhecido pela interpretação de Lobão). Em 1988, em seu segundo disco, o grupo lançaria outra música que ficaria famosa com outro intérprete: "O Tempo Não Pára", parceria de Brandão com Cazuza, que popularizou a própria versão. O terceiro disco, "O Ser e o Nada", é de 1990 e tanto o título quanto o conceito do disco são emprestados do papa do existencialismo Jean-Paul Sartre.
O grupo teve seu grande momento ao vivo durante o Rock In Rio II em 1991, quando substituíram o Barão Vermelho.

Formação:
Arnaldo Brandão (voz e baixo)
Afonso (guitarra)
Pena (bateria)
Cássio (percussão)

Discografia:
Hanói-Hanói - 1986
Fanzine - 1988
O Ser e o Nada - 1990
Coração Geiger - 1992
Credus - 1995

Democracia Corintiana

Foi um movimento no Sport Club Corinthians Paulista, liderado por um grupo de jogadores politizados, liderado por Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, constituindo o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro.
Em abril de 1982, Waldemar Pires é eleito presidente do Corinthians, e escolhe como diretor de futebol o sociólogo Adílson Monteiro Alves que primava por ouvir os jogadores.
A partir daí foi instituído um sistema de autogestão, onde jogadores, comissão técnica e diretoria decidiam tudo no voto. As pautas eram as mais variadas: contratações, demissões, escalação, local da concentração, entre outras. Um aspecto importante era que todos os votos tinham peso igual, dos jogadores ao presidente.
Nesse período o Corinthians foi o primeiro clube a utilizar a camisa com dizeres publicitários. Por iniciativa do publicitário Washington Olivetto (criador do termo 'Democracia Corintiana') o time estampava em suas camisas frases de cunho político, como "Diretas Já" ou "Eu quero votar para presidente". Isso no período da ditadura militar, quando os movimentos sociais começavam a se rearticular para a instituição de uma democracia. O que causou desconforto entre os militares, que através do brigadeiro Jerônimo Bastos, pediram moderação ao clube.
O resultado desse sistema revolucionário foi próspero. O time chegou as semifinais do campeonato brasileiro daquele ano, e conquistou o campeonato paulista em 1982 e em 1983.
Durante o período de autogestão, o Corinthians quitou todas as suas dívidas, e ainda deixou uma reserva nos caixas do clube para o próximo período.