sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Cabeça Dinossauro"

Lançado em junho de 1986, o terceiro álbum de estúdio dos Titãs, não só marcou a estréia da parceria da banda com o produtor Liminha como também garantiu o primeiro disco de ouro para a banda.
A prisão de Arnaldo Antunes e de Tony Bellotto, nos finais de 1985, por porte de heroína, e a clara vontade da banda querer buscar uma unidade sonora – mais precisamente, pesada - influenciaram na mudança estética que a banda tomou no disco, após a expressão de uma sonoridade um tanto confusa (que poderia revelar algumas boas canções) nos dois álbuns anteriores.
A capa foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci, intitulado "A expressão de um homem urrando". Um outro desenho de Da Vinci, "Cabeça grotesca", foi para a contracapa do disco.
Ainda que remetesse muito ao punk rock, o disco mostra que os Titãs interviam ainda no reggae ("Família"), no funk ("O Quê?", "Bichos Escrotos" e "Estado Violência") e até mesmo em um cerimonial dos índios do Xingu (na faixa-título). Nas letras, vários pilares da sociedade foram discutidos acidamente, expressas a começar pelo título das canções: "Polícia" , "Igreja", "Estado Violência". Há também críticas acerca do estado capitalista ("Homem primata") e os tributos abusivos pagos pela população ("Dívidas").
A banda deu caráter antológico à obra ao resgatar "Bichos Escrotos", canção que tocavam desde 1982 e que só pôde ser gravada nesta ocasião. Mesmo assim, a censura vetou a faixa nas rádios por conta do verso "vão se foder", o que não desencorajou algumas rádios a tocarem uma versão com a tal frase vetada, às vezes até a própria versão original, o que acarretava um pagamento de multa.
Em 1997, foi eleito o melhor álbum de pop rock nacional de todos os tempos.

Faixas
01 - "Cabeça Dinossauro" (Arnaldo Antunes, Branco Mello, Paulo Miklos)
02 - "AA UU" (Marcelo Fromer, Sérgio Britto)
03 - "Igreja" (Nando Reis)
04 - "Polícia" (Tony Bellotto)
05 - "Estado Violência" (Charles Gavin)
06 - "A Face do Destruidor" (Arnaldo Antunes, Paulo Miklos)
07 - "Porrada" (Arnaldo Antunes, Sérgio Britto)
08 - "Tô Cansado" (Arnaldo Antunes, Branco Mello)
09 - "Bichos Escrotos" (Arnaldo Antunes, Sérgio Britto, Nando Reis)
10 - "Família" (Arnaldo Antunes, Tony Bellotto)
11 - "Homem Primata" (Ciro Pessoa, Marcelo Fromer, Nando Reis, Sérgio Britto)
12 - "Dívidas" (Arnaldo Antunes, Branco Mello)
13 - "O Quê?" (Arnaldo Antunes)

Assista documentário sobre o disco:
parte 1
parte 2
parte 3

Acidente nuclear de Chernobil

O acidente nuclear ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobil (na Ucrânia (então parte da União Soviética). É considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.
Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.
O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da ONU de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente. O Greenpeace, entre outros, contesta as conclusões do estudo.
A explosão foi acobertada pelas autoridades soviéticas na época. Só duas semanas depois da explosão, quando começaram a haver sinais da emissão de radiação, uma autoridade soviética acabou admitindo a "possibilidade de uma catástrofe".
Há duas teorias oficiais, mas contraditórias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram fortemente apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da usina de Chernobil, e o governo. Alguns especialistas independentes agora acreditam que nenhuma teoria estava completamente certa.

Van Basten

Jogador que alcançou o destaque nos anos 80, Marco Van Basten é considerado por muitos o maior goleador de sua geração e um dos melhores de todos os tempos. O que o fez ter grande fama e respeito não foram apenas seus gols, mas sua grande capacidade de mostrar seu raro talento em momentos de grande pressão, aliando habilidade, oportunismo e um estilo tido como elegante. Atuou no Ajax de 1981 a 1987 e, posteriormente, transferiu-se para o Milan, onde foi uma dos principais componentes do time comandado por Arrigo Sacchi, juntamente com Ruud Gullit e Rijkaard, onde fez enorme sucesso. Ainda foi peça fundamental da seleção holandesa em seu maior triunfo, a Eurocopa de 1988, marcando um belíssimo gol na final e sendo o artilhiero daquele torneio com 5 tentos.
Conquistou diversos títulos defendendo o Milan: dois campeonatos italianos (1988 e 90), uma Recopa (1987), uma Supercopa da Europa (1989), duas Copas dos Campeões e dois Mundiais Interclubes (1989 e 1990). Artilheiro holandês em 1985, 85, 86 e 87, venceu três campeonatos da Holanda (1982, 83 e 85) e três Copas da Holanda (1983, 86 e 87).
Alvo de zagueiros adversários em jogadas violentas, teve sua carreira prejudicada por uma série de contusões (especialmente no calcanhar), e acabou abandonando prematuramente o futebol, aos 29 anos. Van Basten defende até hoje mudanças nas regras do futebol para determinar um limite de faltas por jogador.
Depois de quatro cirurgias e dois anos sem jogar uma única partida Van Basten disse que não iria jogar, porque a dor era insuportável e que era impossível treinar.
No dia 18 de agosto de 1995, no tradicional clássico entre Milan e Juventus, pisou no gramado do estádio San Siro pela última vez para uma sessão de aplausos de 85 mil torcedores para se despedir de sua carreira de jogador.


Assista aqui grandes jogadas