sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Cabeça Dinossauro"

Lançado em junho de 1986, o terceiro álbum de estúdio dos Titãs, não só marcou a estréia da parceria da banda com o produtor Liminha como também garantiu o primeiro disco de ouro para a banda.
A prisão de Arnaldo Antunes e de Tony Bellotto, nos finais de 1985, por porte de heroína, e a clara vontade da banda querer buscar uma unidade sonora – mais precisamente, pesada - influenciaram na mudança estética que a banda tomou no disco, após a expressão de uma sonoridade um tanto confusa (que poderia revelar algumas boas canções) nos dois álbuns anteriores.
A capa foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci, intitulado "A expressão de um homem urrando". Um outro desenho de Da Vinci, "Cabeça grotesca", foi para a contracapa do disco.
Ainda que remetesse muito ao punk rock, o disco mostra que os Titãs interviam ainda no reggae ("Família"), no funk ("O Quê?", "Bichos Escrotos" e "Estado Violência") e até mesmo em um cerimonial dos índios do Xingu (na faixa-título). Nas letras, vários pilares da sociedade foram discutidos acidamente, expressas a começar pelo título das canções: "Polícia" , "Igreja", "Estado Violência". Há também críticas acerca do estado capitalista ("Homem primata") e os tributos abusivos pagos pela população ("Dívidas").
A banda deu caráter antológico à obra ao resgatar "Bichos Escrotos", canção que tocavam desde 1982 e que só pôde ser gravada nesta ocasião. Mesmo assim, a censura vetou a faixa nas rádios por conta do verso "vão se foder", o que não desencorajou algumas rádios a tocarem uma versão com a tal frase vetada, às vezes até a própria versão original, o que acarretava um pagamento de multa.
Em 1997, foi eleito o melhor álbum de pop rock nacional de todos os tempos.

Faixas
01 - "Cabeça Dinossauro" (Arnaldo Antunes, Branco Mello, Paulo Miklos)
02 - "AA UU" (Marcelo Fromer, Sérgio Britto)
03 - "Igreja" (Nando Reis)
04 - "Polícia" (Tony Bellotto)
05 - "Estado Violência" (Charles Gavin)
06 - "A Face do Destruidor" (Arnaldo Antunes, Paulo Miklos)
07 - "Porrada" (Arnaldo Antunes, Sérgio Britto)
08 - "Tô Cansado" (Arnaldo Antunes, Branco Mello)
09 - "Bichos Escrotos" (Arnaldo Antunes, Sérgio Britto, Nando Reis)
10 - "Família" (Arnaldo Antunes, Tony Bellotto)
11 - "Homem Primata" (Ciro Pessoa, Marcelo Fromer, Nando Reis, Sérgio Britto)
12 - "Dívidas" (Arnaldo Antunes, Branco Mello)
13 - "O Quê?" (Arnaldo Antunes)

Assista documentário sobre o disco:
parte 1
parte 2
parte 3

Nenhum comentário: