sexta-feira, 30 de maio de 2008

A tragédia de Heysel

A final da Copa dos Campeões da Europa entre Juventus, da Itália e Liverpool, da Inglaterra, disputada no dia 29 de maio de 1985, em Bruxelas, na Bélgica, ainda não tinha começado mas a confusão já se espalhava pelas arquibancadas.
A tragédia ocorreu quando um muro desabou sobre torcedores, a maioria italianos, que tentavam fugir dos torcedores do Liverpool.
Mesmo com toda a confusão, o jogo foi realizado e a Juventus venceu a partida por 1 a 0, com gol do francês Michel Platini.
A polícia belga acabou prendendo e extraditando vários torcedores ingleses, com base nas vídeos produzidos pela polícia. Alguns responderam processo por homícidio, mas a maioria foi inocentada, devido as dificuldades de se identificar os responsáveis pela tragédia. Catorze torcedores foram condenados à prisão.
Depois do desastre, o estádio de Heysel foi completamente reformado e teve seu nome mudado para Rei Baudouin.
Em conseqüência do incidente, todos os clubes ingleses foram banidos pela Uefa de competições internacionais por cinco anos. A Bélgica também foi punida pela Uefa. O país ficou proibido de sediar finais de competições européias por 10 anos.

Assista aqui a reportagem sobre o episódio

Um comentário:

Katielly rodrigues de lima disse...

quantos anos as pessoas que foram responsabilizadas pelo acidente pegaram de prisão ?