quarta-feira, 1 de agosto de 2007

RPM

Formado por Paulo Ricardo (voz e baixo), Fernando Deluqui (guitarra), Luiz Schiavon (teclados) e Paulo Pagni (bateria) na cidade de São Paulo em 1983, o RPM foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. Seus criadores tinham um forte embasamento cultural e musical, o que foi fator determinante no tiro certo para o sucesso.
O primeiro LP, "Revoluções por minuto", fez sucesso e chegou a vender 600 mil cópias. Impressionado com o potencial do grupo, o empresário Manoel Poladian passou a produzi-lo e chamou Ney Matogrosso para dirigir o novo espetáculo do grupo. A excursão do show "Rádio Pirata" começou em setembro de 1985 e só foi encerrada em dezembro do ano seguinte, com o espantoso número de 270 espetáculos e assistência estimada em dois milhões de pessoas. Devido ao sucesso da excursão, o show acabou sendo transformado no disco "Rádio pirata ao vivo", que, lançado em 1986, vendeu a cifra astronômica de mais de dois milhões de cópias, tornando o RPM o maior sucesso comercial do rock nacional.
O disco seguinte, "Quatro Coiotes", foi o último antes da banda se desfazer. Paulo Ricardo seguiu carreira solo, na linha de baladas românticas.
Retornaram em 2002, para a gravaççao do disco MTV RPM Ao Vivo, e em 2003, voltaram a se separar.

Discografia:

1985 - Revoluções por minuto
1986 - Rádio pirata Ao vivo
1988 - RPM (Quatro Coiotes)
2002 - MTV RPM Ao Vivo

Um comentário:

CS Empreendimentos Digitais disse...

adoro RPM, acho q foi uma revolução no rock nacional.
o album ao vivo é o melhor de todos na minha opinião =]