terça-feira, 31 de julho de 2007

Oscar e Cia.

O choro de Oscar e Marcel, a cara de incredulidade do pivô David Robinson, futuro astro da NBA, e a perplexidade dos 16.408 torcedores que lotavam o Market Square Arena, retratam a dimensão da façanha do Brasil na final do torneio de basquete dos Jogos Pan-americanos de Indianápolis, em 1987. O Brasil, nesse jogo, acabou com a invencibilidade do time norte-americano, que era de trinta e quatro partidas oficiais sem derrota.
Apesar do basquete masculino do Brasil ter medalhas olímpicas e títulos mundiais, a conquista do dia 23 de agosto de 1987 é a mais marcante.
Contrastando com este ambiente de desolação, os jogadores do Brasil não continham a alegria pelo resultado. Deitado no chão, Oscar chorava e os companheiros se uniam em abraços e lágrimas.
Na vitória, os brasileiros deram prova de determinação, revertendo uma situação de jogo que parecia perdida. A equipe foi para o intervalo do primeiro tempo, perdendo por 14 pontos. Em poucos minutos, esta diferença subiu para 22 pontos e foi aí que a história começou a mudar.
No comando desta reação, uma das duplas mais eficientes das quadras brasileiras: o armador Marcel e o ala Oscar, responsáveis por 77 pontos do Brasil.
Final: Brasil 120 x 115 Estados Unidos, a primeira derrota americana em jogos oficiais realizados em casa, e até hoje, aquele time brasileiro foi o único a fazer mais de cem pontos nos inventores do basquete.
Aos integrantes da seleção dos Estados Unidos restou conformar-se com o resultado e seguir seu caminho, que levou vários deles à NBA – David Robinson (San Antonio Spurs), Pevis Ellison (Boston Celtics), Williw Anderson (Miami Heat), Dean Garret (Minnesota Timberwolves) e Danny Manning e Rex Chapman (Phoenix Suns).

CAMPANHA DO BRASIL NO PAN DE 87
1ª Fase:
Brasil 110 x 79 Uruguai;
Brasil 100 x 99 Porto Rico;
Brasil 103 x 98 Ilhas Virgens;
Brasil 88 x 91 Canadá.

Quartas-de-final:
Brasil 131 x 84 Venezuela

Semifinal:
Brasil 137 x 116 México

Final:
Brasil 120 x 115 Estados Unidos

Todos os campeões: André, Gerson, Israel, Pipoka, Guerrinha, Marcel, Maury, Oscar, Paulinho Villas Boas, Cadum, Rolando e Sílvio.
Técnico: Ari Vidal

Veja matéria sobre o jogo
Assista depoimento de Oscar

Nenhum comentário: