domingo, 25 de novembro de 2007

A queda do Muro de Berlim

O Muro de Berlim foi um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o capitalista encabeçado pelos Estados Unidos; e o socialista, constituído pelos simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
Pesquisadores ainda não têm certeza sobre o número de suas vítimas. Até agora, 125 mortos foram confirmados, mas outros casos estão sendo investigados, a maioria dos históricos menciona que mais de 200 pessoas teriam sido mortas na tentativa de atravessá-lo.
O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, depois de 28 anos de existência, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
Os cidadãos da RDA foram recebidos com grande euforia em Berlim Ocidental. Houve uma grande celebração na Rua Kurfürstendamm, e pessoas que nunca se tinham visto antes cumprimentavam-se.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

Assista aqui vídeo sobre a queda do muro

Nenhum comentário: