quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Vale tudo


"Vale Tudo" foi uma novela produzida pela Rede Globo e exibida em 203 capítulos, de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989 no horário das 20 horas.
Foi um dos grandes marcos da história da teledramaturgia.

Sinopse:
A jovem e ambiciosa Maria de Fátima (Glória Pires) tem a certeza de que a honestidade, no Brasil, não vale nada. Sem pensar duas vezes, ela vende a única propriedade da família, uma pequena casa em Foz do Iguaçu, deixando a mãe, Raquel (Regina Duarte), no olho da rua. Sem dar satisfações, muda-se para o Rio de Janeiro, com o intuito de ganhar a vida como modelo. Na cidade grande, envolve com o mau-caráter César (Carlos Alberto Riccelli), que a incentiva a conquistar Afonso Roitman, filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e dono da grande fortuna dos Roitman. Traída por Fátima, Raquel também se muda para o Rio, onde conhece Ivan (Antônio Fagundes), o homem por quem se apaixona. Mãe e filha tentam então a sobrevivência na capital, cada uma à sua maneira. Raquel, humilde, honesta e trabalhadora, passa a vender sanduíche na praia, enquanto Fátima, depois de muitas armações e maldades, consegue casar-se com Afonso. Mas o destino irá confrontar as duas.

Quem matou Odete Roitman?
Esse foi o grande mistério de "Vale tudo", só revelado no último capítulo, em que revelava que Leila(Cássia Kiss) matou Odete Roitman, quando o Ibope registrou que 86% dos televisores ligados no país estavam sintonizados na telenovela. Para manter o mistério, a cena que revelaria o autor do crime só foi gravada no dia da exibição, de modo que nem mesmo o elenco tinha conhecimento do segredo.

Novela de Gilberto Braga
Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres
Direção de Denis Carvalho e Ricardo Waddington
Direção geral de Denis Carvalho

Assista aqui a abertura da novela.

Nenhum comentário: