sábado, 16 de fevereiro de 2008

Tocantins

O estado foi criado por determinação da Constituição de 1988, a partir da divisão do Estado de Goiás (parte norte e central). Mas a idéia de se constituir uma unidade autônoma na região data do século XIX.
Na década de 1970, a proposta de formação do novo Estado foi apresentada ao Congresso, chegou a ser aprovada em 1985, mas na ocasião acabou vetada pelo então presidente da República, José Sarney.
Em 1987, as lideranças aproveitaram o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de existência quase secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a autonomia política do norte goiano, já batizado de Tocantins.
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins. A eleição dos primeiros representantes tocantinenses foi realizada em 15 de novembro de 1988. Além do governador e de seu vice, foram escolhidos os senadores e deputados federais e estaduais. A cidade de Miracema do Norte, localizada na região central do novo Estado, foi escolhida como Capital provisória.
O nome das cidades do novo Estado que tinham a identificação "do Norte" passaram a ser "do Tocantins". Foram alterados, por exemplo, os nomes de Miracema do Norte, Paraíso do Norte e Aurora do Norte para Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Aurora do Tocantins. Foram criados mais 44 municípios, além dos 79 já existentes. Atualmente, o Estado possui 139 municípios.

Capital:
Palmas, foi fundada em 20 de maio de 1989, com a construção da cidade planejada e instalada como capital em 1º de janeiro de 1990 quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema do Norte, pois não havia ainda prédios públicos para ocupar.
É a mais nova das cidades planejadas no Brasil para serem capitais de estado.

Símbolos:
O girassol tornou-se a planta símbolo do Estado. A sua flor amarela, aberta em várias pétalas, é como sol que nasce para todos. Como cores oficiais do Estado foram escolhidas: o amarelo, o azul e o branco.

Área: 277.620 km²
População estimada (2005): 1.305.728 habitantes
Densidade: 4,17 hab./km²
Cidades mais importantes: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguatins.

Um comentário:

amizade disse...

moço a globo e espetacular eu amei a historia dos trapalhos.bj,jaak