sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bangu

O Bangu Atlético Clube foi fundado em 17 de abril de 1904, entre suas conquistas principais estão o Vice-Campeonato Brasileiro em 1985 e o Campeonato Carioca nos anos de 1933 e 1966. Seu mascote é um castor, homenagem ao ex-patrono do clube, o falecido bicheiro Castor de Andrade.
Patrocinado por Castor de Andrade, o modesto time da zona oeste do Rio de Janeiro quase foi campeão do Estadual e do Campeonato Brasileiro nos anos 80.
Na época, Castor contratou uma série de bons jogadores para o time. O zagueiro Mauro Galvão, o atacante Marinho e o goleiro Gilmar eram considerados como "filhos" por Castor de Andrade.
Com a prisão da cúpula do jogo do bicho em 1993, o dinheiro da contravenção deixou definitivamente o Bangu, e a chance de repetir o sucesso da década de 80, quando o clube foi vice-campeão estadual em 1985 e campeão invicto da Taça Rio em 1987, além de vice-campeão brasileiro em 1985, se tornou um sonho distante para a torcida.

O vice-campeonato brasileiro de 1985
O Bangu teve a chance de consagrar-se no futebol brasileiro empurrado por um Maracanã com mais de 100 mil pessoas. Mas ficou no quase, vendo seu conto de fadas desmoronar ao ser derrotado pelo Coritiba na decisão por pênaltis, no dia 31 de julho de 1985.

O time
Gilmar; Márcio, Jair, Oliveira e Baby; Israel, Lulinha (Gílson) e Mário; Marinho, João Cláudio (Pingo) e Ado. Técnico: Moisés.

Situação atual do clube
Sem dinheiro, o time de futebol disputa a segunda divisão, vai se equilibrando como pode, enquanto o patrimônio centenário do clube acaba sofrendo as conseqüências mais graves.
A sede social, transformou-se num grande shopping popular, com seus espaços alugados para feiras de artesanato, estacionamento, restaurante etc. Do clube mesmo, apenas os azulejos na parede com o distintivo, um painel que lembra as conquistas e a bandeira encardida na fachada.
O estádio de Moça Bonita também vive situação parecida. Inaugurado em 1947, o campo está longe das melhores condições, mas, apesar da falta de pintura, das instalações acanhadas e do gramado um pouco alto e irregular, é capaz de abrigar sem maiores problemas as partidas do clube.

Nenhum comentário: